A história dos templos maçônico
2013
ÍNDICE
1.0 – Introdução................................................................................3
2.0 – Origem......................................................................................6
3.0 – Orientação no Templo............................................................8
4.0 – Bibliografia Consultada........................................................11
À GDGADU
1.0 - INTRODUÇÃO
Templo de Jerusalém
Templo Maçônico Moderno
Colunas do Templo Maçônico
As construções de templos maçônicos iniciaram-se com a Maçonaria moderna, sendo o primeiro inaugurado em 1776 na Inglaterra. Contribuíram para seu estilo a Igreja Medieval, os agrupamentos e seitas místicas da época e o modelo de parlamento inglês. O templo maçônico, como o conhecemos, é realmente recente. Na realidade, o primeiro templo maçônico, que foi a Grande Loja de Londres, teve lançada a sua pedra fundamental no dia 1 de maio de 1775 e inaugurado e consagrado a 23 de maio de 1776.
Antes disso, as Lojas maçônicas reuniam-se em tabernas ou nos adros das igrejas, numa prática herdada das lojas de maçons de ofício ou operativos. As tabernas européias, nos séculos 17 e 18, possuíam uma função importante e tinham uma fama bem diferente dos bares e cervejarias atuais: serviam para descontraídas reuniões de entidades associativas e intelectuais.
A primeira obediência maçônica do mundo, a Grande Loja de Londres, criada em 24 de junho de 1717, foi formada inicialmente por quatro Lojas que tomavam como título distintivo os nomes das tabernas em que se reuniam:
1) O Ganso e a Grelha;
2) A Macieira;
3) A Coroa e
4) O Copo e as Uvas.
A Loja da taberna O Ganso e a Grelha era também chamada de Loja de São Paulo porque celebrava as reuniões no pátio da Igreja de São Paulo. Esta Loja que posteriormente adotaria o nome de “Antiquity” (teria sido fundada em 1691) e a partir dos primeiros anos do século 18 teria começado a