A MA ONARIA
Maçonaria é uma ordem cujas doutrinas básicas são amor fraterno, auxílio mútuo, filantropia e constante busca da verdade. Os maçons se esforçam para desfrutar da companhia de seus irmãos, ajudando-se em tempos de dificuldade pessoal e reforçamos valores morais essenciais. Um antigo provérbio maçom diz que a Maçonaria ensina os homens a serem bons e os que já o são, ela os torna melhor. Como os homens são um produtos do meio, a Maçonaria oferece uma oportunidade para se entrar em contato regular e agradável com homens de caráter, reforçando o próprio desenvolvimento pessoal e moral, num clima de companheirismo e fraternidade. Para manter esta fraternidade, é proibida a discussão de religião e política dentro das lojas, uma vez que estes assuntos dividiram frequentemente os homens ao longo da história. A Maçonaria encoraja um homem a ser religioso sem defender uma religião em particular, tanto quanto incentiva que ele seja ativo na comunidade, sem defender um sistema ou partido político em particular.
Os Maçons, também conhecidos como pedreiros, não encontram na Maçonaria ensinamentos sobre a arte da construção, como o faziam os Maçons operativos da Idade Média. O trabalho atual da Maçonaria usa os símbolos do pedreiro como uma para o desenvolvimento moral. Assim, as ferramentas comuns que eram usado nos canteiros medievais, como o maço, o cinzel, o nível, o prumo e outros, têm cada uma um significado simbólico na Maçonaria.
A Maçonaria se distingue de outras ordens fraternais por sua ênfase no caráter moral, no seu sistema de rituais e na sua longa tradição, com uma história que data aproximadamente do século XVII.
Há três graus em Maçonaria. Outros corpos conferem graus adicionais, até o 33º no Rito Escocês, mas nas lojas normais ou simbólicas, tem-se os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre.
A maioria das lojas tem reuniões regulares e semanais e congregam-se em Potências Maçônicas, chamadas