A história dos explosivos começou na China do ano de 1000 d
A história dos explosivos começou na China do ano de 1000 d.c, com a descobertta da pólvora.
A dinamite, explosivo mais utilizado até hoje para demolição e escavações de canais, estradas e túneis, foi criada em 1867 pelo químico sueco Alfred Nobel.
Explosivo é uma substância, ou mistura de substância química, que tem a propriedade de, ao ser iniciado convenientemente, sofre transformações químicas violentas e rápidas, tranformando-se em gases que resultam em liberação de grandes quantidades de energia em reduzido espaço de tempo.
As principais substâncias explosivas comercializadas mundialmente na atualidade são: Pólvora negra ordinária, Dinamite e TNT.
CONTROLE DE MATERIAL EXPLOSIVO NO BRASIL
O comércio, transporte e o uso irregular de explosivo no Brasil é fato significativo para a segurança pública brasileira. O controle de material explosivo no Brasil sofre com o empecilho tático-operacional, legal e política. O setor carece de diretrizes de política nacional para combater o uso ilícito de explosivos.
A integração entre orgãos estaduais e federais para o controle é com certeza o ponto mais vulnerável desta rede.
INTRODUÇÃO
O material explosivo, considerado bem de uso duplo, demanda política pública para o controle de seu emprego no âmbito nacional referentes à fiscalização e ao controle. A gestão pública, soma-se a representação participativa das empresas privadas afeta à questão construtoras, mineradoras e indústrias de explosivos, por exemplo.
Material explisivo são quaisquer composto ou substâncias químicas produzidas em laboratórios ou artezanalmente, que tem a capacidade de causar impactos positivos e negativos, rompimento ou destruição do meio ambiente.
INCIDENTES E OCORRÊNCIAS
A partir da década do ano 2000 foi detectado um maior índice de ocorrência de apreensão de cargas irregulares ou ilícitas de explosivos que seria para abastecer as mineradoras e empresas de engenharia de grandes obras.
De acordo com o (DFPC) Diretoria de