Guerra Colonial
Porto, Portugal
13 de Maio de 2011
Beatriz de Almeida e Sousa Cardoso Fernandes
9ºD; Nº7
Guerra Colonial
Trabalho de pesquisa elaborado no âmbito da disciplina de História, 9ºano, da escola EB 2/3 Francisco Torrinha
Porto, Portugal
13 de Maio de 2011
Sumário
Introdução
A Guerra Colonial Portuguesa foi designada por Guerra do Ultramar, esta designação foi atribuída oficialmente em Portugal até ao 25 Abril.
A Guerra Colonial teve lugar nas colónias de Moçambique, Guiné e Angola, no período de 1961 a 1974. Estiveram em confronto as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação de cada uma das colónias, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
Esta foi uma guerra que teve como duração de cerca de 13 anos. Na guerra, muita gente perdeu a vida e milhares acabaram por ficar feridos.
Ainda hoje esta guerra deixa marcas por todo o mundo, mas essencialmente nos países africanos, que ainda se perde vidas derivado aos pequenos restos, nomeadamente minas.
Situação de Portugal após a II Grande Guerra Mundial
Portugal vivia num regime autoritário, a ditadura, período chamado, por Salazar de Estado Novo. Este regime recusava a democratização, apoiado na censura e na polícia política. Os direitos dos cidadãos não eram minimamente respeitados, as eleições não eram livres, praticando-se todo o tipo de ilegalidades. Havia uma limitação das liberdades individuais, sendo considerado grave pronunciar a palavra liberdade. Foi criada a PIDE, Policia Internacional e de Defesa do Estado, esta perseguia todos os que manifestassem alguma discordância em relação à ditadura. Muitos opositores, quando apanhados pela PIDE, eram torturados e presos, indo para o exílio, a maior parte, por vezes, iam para prisões especiais ou para o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde. Foi estabelecida a censura à imprensa, aos espectáculos e à rádio. Existia uma