PAPER FINAL Hidro Aplic
Kássia Karla Rodrigues Oliveira2
Willyan Giorgio Debastiani3
RESUMO
O trabalho aborda o uso de reservatórios e métodos usuais para a regularização de vazão devido à escassez ou o excesso de água em determinados locais e, assim, aperfeiçoar o múltiplo uso desse recurso hídrico. O diagrama de Rippl (ou de Massa) foi mencionado para determinar a capacidade de volume nesses reservatórios por ser um método mais simples e muito recomendado. E, ainda, o trabalho tem por objetivo, outros fins, por exemplo, mostrar a regularização ecológica que é de extrema importância e conhecimentos de alternativas, como barragens, tanto para períodos muitos chuvosos e, principalmente, de estiagem.
PALAVRAS-CHAVE: Regularização de vazão. Recurso hídrico. Volume.
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é rico em recurso natural, mas já sente os reflexos do uso desordenado na concentração de água, desperdício e tantos outros problemas que faz escasso cada vez mais a água potável e afeta na vida da sociedade. Além disso, os problemas ambientais tem se agravado frequentemente pelo crescimento populacional e ao consumo exacerbado.
De 1940 a 1980, a extração de água doce dos rios, lagos e fontes subterrâneas quadruplicaram-se. Estima-se que no ano 2050 entre 1,0x109 e 2,4x109 pessoas viverão em países com recursos de água escassos. A água limpa do planeta caminha para assumir o papel que tinha o petróleo em 1973: uma commodity em crise, com potencial para lançar a economia mundial num estado de choque. Nem o Brasil, privilegiado com 12% da água doce corrente mundial, pode escapar do estresse hídrico (LORA, 2002).
Como forma de alternativa tem-se a regularização das vazões que podem ser através de barragens e, assim, atender inúmeras necessidades sociais. Por exemplo, o abastecimento nos períodos de estiagem para uso geral, produção de peixe na área agrícola e até no aproveitamento de geração de energia.
Têm sido analisados diversos métodos para essa