A história do Teatro
Origem
A origem da palavra teatro vem do grego “Theátron”,posteriormente passou para o latim como “Theatru”.
A origem do teatro remonta às primeiras sociedades primitivas que acreditavam que a dança imitativa trazia poderes sobrenaturais e controlava os fatos necessários a sobrevivência (fertilidade da terra, casa, sucesso na batalhas, etc.). Estas mesmas danças eram feitas para exorcizar os maus espíritos. Portanto, a conclusão de historiadores aponta que o teatro, em suas origens, possuía caráter ritualístico.
Com o desenvolvimento do domínio e o conhecimento do homem em relação aos fenômenos naturais, o teatro foi aos poucos suas características ritualísticas, dando lugar às ações educativas. Em um estágio de maior desenvolvimento, o teatro passou a ser o lugar de representações de lendas relacionadas aos Deuses e heróis.
O teatro ou a arte de representar floresceu em terrenos sagrados à sombra dos templos, de todas as crenças e em todas as épocas, na Índia, Egito, Grécia, China, entre outras nações. Foi a forma que o homem descobriu para manifestar seus sentimentos de amor, dor e ódio.
Foi na Grécia no século VI a.C que surgiu o teatro tal como conhecemos hoje: representações com diferentes histórias, escritas por autores, nas quais autores interpretam diversos papéis diante de um público em um local construído especialmente para isso.
Surgiu das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao Deus Dionísio, deus do vinho, do teatro, da alegria e da fertilidade. Essas festas que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera. Segundo historiadores, foi um acontecimento inusitado, quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe em um tablado em praça pública e diz: ”Eu sou Dionísio!”. Todos ficaram espantados com a coragem deste ser humano ao se colocar no lugar de um