Quimica
É a relação entre a quantidade de matéria do soluto (nsoluto) e o volume da solução (V) em litros.
No passado esta unidade de concentração era denominada molaridade ou concentração molar. Atualmente por recomendação da International Union of Purê and Applied Chemistry (IUPAC), o emprego desses termos vem sendo evitado. Em seu uso correto a palavra “molar” significa “por mol” e não “mol por litro” como na antiga definição de molaridade. Neste sentido uma das formas mais usuais de expressão de concentração de soluções conhecida como molaridade é redefinida como concentração em quantidade de matéria.
A quantidade de matéria do soluto (nsoluto anteriormente chamada “numero de mol”) é a relação entre a massa do soluto (msoluto) e a sua massa molar (M, massa de 1,0 mol de substancia) expressa em g/mol.
A Composição Percentual
Um método bastante usual de expressão da concentração baseia-se na composição percentual da solução. Esta unidade de concentração relaciona a massa(m) ou o volume(V) do soluto com a massa ou o volume do solvente ou da solução conduzindo a notações tais como:
% m/m – percentagem em massa
% m/V – percentagem massa por volume
% V/V – percentagem em volume
Nesta forma de expressar a concentração, a proporção da massa ou volume do soluto é relacionada sempre com 100 partes da massa do material.
Assim a % em massa de um componente (% m/m) na solução é dada por:
A Densidade da Solução
A densidade da solução é outra forma de relacionar a massa da solução com o volume da solução.
A relação entre massa e volume pode ser feita em diferentes proporções ou unidades tais como: g.L-1, mg.L-1, entre outras. Entretanto, a relação g.mL-1 é muito utilizada para definir a densidade ()
Ainda existem outras relações de unidade proporcional como: mg. L-1, kg.L-1 que também podem ser usadas. A densidade pode variar com a temperatura e pressão.
Quando se diz que a densidade de uma