A história do Karatê
• O KARATE surgiu da vontade de unir saúde física e mental, assim como da necessidade de defender seu próprio corpo, visto que naquela época as armas eram proibidas. A literatura e os meios de informações a respeito do Karatê são muito escassos, em razão de ter sido uma arte militar ensinada de professor para aluno em circulo fechado. Algumas regiões reclamam sua paternidade como a Índia pela influencia do budismo de Daruma, a China pelos intercâmbios comerciais e diplomáticos entre Okinawa e a dinastia Ming na China, e o Japão por ter popularizado esta arte.
• A principio teve forte influencia da China mas durante os séculos XI e XII, guerreiros japoneses fugindo das guerras civis do Japão, levaram para a ilha suas habilidades de combate. Devido a ilha ficar geograficamente bem posicionada, em relação às atividades que na região se desenvolviam, os portos recebiam povos do Japão, China, Coréia, Tailândia, Malásia e Indonésia, proporcionado assim um encontro de cultura e arte marciais. Evolução do karatê
• A evolução “Tode” ou “Mão Chinesa” como foi chamado uma vez, para o que hoje conhecemos como “Karate” ou “o caminho de mãos vazias”, tem envolvido as contribuições de um grande número dos Mestres do passado, incluindo os chineses e a linhagem de okinawa.
• Alguns desses Mestres são conhecidos hoje em dia através dos seus atos, ou, em alguns casos, através dos atos dos seus alunos.
Outros Mestres, no entanto, são desconhecidos para nós, uma vez que, praticavam a arte na solidão , e não produziram alunos .
Embora reconhecendo sempre em nossos corações as contribuições feitas por estes desconhecidos .
• Introduzido no Brasil na década de 50, através da colônia japonesa, inicialmente no estado de São Paulo e posteriormente em outros estados, o karatê logo ganhou diversos adeptos.
Relacionamos os precursores do karatê no Brasil, por estilos, data da chegada ao Brasil e data do nascimento.
• O karatê em