A história das religiões
A Disciplina de Ensino Religioso na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo
"A inserção do ensino religioso no currículo da rede estadual tem importância indiscutível à medida que irá proporcionar aos alunos uma visão histórica e social muito mais ampla sobre o tema, capacitando-os à reflexão, à discussão e ao debate. O ensino religioso tem de ser uma ponte que conduza os estudantes ao caminho do bem , os valores humanistas construídos com as bases sólidas do amor, da fraternidade, da bondade, da honestidade e principalmente, do respeito àqueles cujas opiniões divergem das nossas.”
Gabriel Chalita
A disciplina de Ensino Religioso na Rede Pública do Estado de São Paulo é parte integrante da grade curricular da 8ª série do Ensino Fundamental. Encaro essa disciplina, assim como a sua docência, não como um meio para incutir alguma religiosidade ou conceitos pessoais nos adolescentes, nem muito menos como um ambiente para pregações ou defesa de uma doutrina em detrimento de outra; mas sim como um espaço aberto ao debate, ao conhecimento de outras formas de religiosidade e de manifestações culturais, para que dessa forma haja a tolerância e o respeito, valores hoje tão poucos presentes em nosso cotidiano.
Durante a trajetória da humanidade vimos as religiões serem o motivo para guerras e conflitos, os quais derramaram muito sangue em nome de um deus ou de uma fé; situações que ainda não conseguimos superar. Num momento em que se vive uma inversão de valores, e até mesmo de desencontro do ser humano consigo mesmo, muitos, por conta disso, acabam se deixando levar por conceitos infundados, superstições, obscurantismos e por alguns que usam a religião em beneficio próprio - elementos que deveriam ter caído há muito tempo em desuso numa sociedade racionalista a qual deveríamos estar vivendo.
Falar sobre a pluralidade religiosa abre um lugar para um diálogo, que leva ao entendimento do mundo global, facilitando com que os jovens achem o seu