A história da saúde mental
O trabalho em questão constitui em uma proposta de resgate do desenvolvimento da saúde mental no Brasil e no mundo, com o objetivo de analisar tal percurso histórico, situando a formação e atuação dos profissionais de saúde, posicionando-o historicamente no âmbito da referida instituição de saúde mental e seus reflexos na atualidade. No tocante a psiquiatria no Estado do Pará, tendo o Hospício dos Alienados, em seguida Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, sendo um marco importante na história da Psiquiatria no Estado, considerando que este foi um processo de assistência com foco na Medicina Psiquiátrica que vinha se desenvolvendo desde o Século XVIII, consolidando-se nos Séculos XIX e XX nos quais os profissionais, em especial os médicos paraenses, deslocavam-se para estudar em outros estados e Europa a fim de obterem orientação em relação às técnicas no tratamento ao doente mental. A consolidação da Reforma Psiquiátrica no Estado do Pará até hoje está em processo, pois com a desativação total do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira em 29 de Julho de 1992, inaugurou-se um novo tempo para os tratamentos da doença mental no estado com a instalação do Hospital de Clinicas Gaspar Vianna no mesmo ano, o segundo do Brasil com clínica psiquiátrica.
2 HISTÓRIA DA SAÚDE MENTAL NO MUNDO
O adoecimento mental, popularmente conhecido como loucura, está presente na história da humanidade desde seu surgimento e sempre gerou interesse, incompreensão e receio. Inicialmente a loucura esteve associada ao contato com deuses ou com possessão demoníaca. Durante boa parte da história da humanidade os loucos eram protegidos, pois se acreditava que eles possuíam um canal de comunicação direto com os espíritos e porque seu comportamento não podia ser previsto.
Durante a idade média difundiu-se a crença de que todas as respostas estavam nas escrituras sagradas e as tentativas de explicar o adoecimento mental ficaram a cargo da demonologia. O