A história da matemática moderna
História da matemática
A hegemonia árabe - Geometria
A álgebra de al-Khowarizmi revela inconfundíveis elementos gregos, mas as primeiras demonstrações geométricas têm pouco em comum com a geometria grega. O século nove foi glorioso para a matemática árabe. Se al-Khowarizmi se assemelha a Euclides, então Thabit era equivalente ao árabe de Papus, um comentador da matemática. Thabit fundou uma escola de tradutores para o árabe das obras de Euclides, Arquimedes, Apolonio, Ptolomeu e Eutócio.
Conhecia profundamente os clássicos que traduziu que sugeriu modificações e generalizações. Deve-se a ele a fórmula para os números amigáveis, como também a generalização do Teorema de Pitágoras se aplicar a todos os triângulos. Além de vários trabalhos sobre segmento elípticos e parabólicos. Foi ainda o criador do quadrado mágico. É de sua autoria vários trabalhos sobre segmentos elípticos e parabólicos.
Princípio de Arquimedes
O princípio de Arquimedes afirma que todo corpo submerso em um fluido experimenta um empuxo vertical e para cima igual ao peso de fluido deslocado.A explicação do princípio de Arquimedes consta de duas partes como é indicado nas figuras:
O estudo das forças sobre uma porção de fluido em equilíbrio com o resto do fluido.
A substituição desta porção de fluido por um corpo sólido de mesma forma e dimensão.
Porção de fluido em equilíbrio com o resto do fluido.
Consideremos, em primeiro lugar, as forças sobre uma porção de fluido em equilíbrio com o resto de fluido. A força que exerce a pressão do fluido sobre a superfície de separação é igual a p·dS, onde p somente depende da profundidade e dS é um elemento de superfície. Posto que a porção de fluido se encontra em equilíbrio, a resultante das forças devidas a pressão deve ser anulada com o peso