Capitulo 14
1) Em razão da crise de 29 em conjunto com a diminuição do investimento na produção cafeeira, houve uma grande mudança no centro dinâmico econômico brasileiro. Essa mudança foi bem aproveitada pela industria, que percebeu uma necessidade de investimento em outros setores. A mudança econômica culminou no aumento de mão-de-obra ociosa e fez com que se percebesse a necessidade de investimento na industria de produção de bens de consumo. Essa valorização da industria contribuiu para que, nos anos 30, houvesse a desvalorização cambial e a diminuição da circulação de moedas estrangeiras no país.
2) Com o intuito de proteger a industria nacional, o PSI desenvolveu alguns mecanismos que foram essências para a regulação econômica e a proteção da industria brasileira. Dentro eles, se destacam:
Taxas múltiplas de câmbio
Desvalorização cambial
Elevação de tarifas aduaneiras
Controle de câmbio
3) O grande investimento econômico na industria causou uma limitação de investimento em outros setores do país. Essa limitação fez com que o desenvolvimento econômico setorial fosse fracionado, ou seja, um setor de cada vez, iniciando pela industria.
4) O estado teve grande influencia no desenvolvimento industrial do país, ajudando principalmente na capitação e distribuição de poupança, fornecendo insumos básicos e gerando a infra-estrutura necessária. Com relação a agricultura, o estado participava fornecendo alimentos e matéria-prima, gerando divisas, realizando a transferência de capital, alimentando o mercado consumidor e liberando mão-de-obra.
5) O estabelecimento de bases econômicas para uma industria madura, era o principal objetivo do plano de metas estabelecido. Para que esse estabelecimento fosse concretizado, o investimento foi mais incisivo na produção de bens de consumo duráveis, como por exemplo: automóveis. Como estratégias para que o plano de metas fosse satisfatório, podemos destacar: o investimento de empresas estatais; a liberação de