Livro de quimica capitulo 14
EQUILÍBRIO QUÍMICO
TÓPICOS GERAIS
14.1 EQUILÍBRIOS QUÍMICOS HOMOGÊNEOS
O estado de equilíbrio
A abordagem do equilíbrio
Equilíbrio químico e o princípio de Le Châtelier
14.2 LEI DO EQUILÍBRIO QUÍMICO
Expressão da lei da ação das massas
A constante de equilíbrio
14.3 CINÉTICA E EQUILÍBRIO
Processos elementares
Reações de múltiplas etapas
Mecanismos de reações em Multi-etapas
14.4 EQUILÍBRIOS QUÍMICOS HETEROGÊNEOS
14.5 VARIAÇÃO DE K COM A TEMPERATURA
Equação de van't Hoff
14.6 CÁLCULOS DE EQUILÍBRIO
72
Uma das razões pelas quais as propriedades dos sistemas em equilíbrio são muito importantes é que todas as reações químicas tendem a alcançar um equilíbrio. De fato, se permitirmos que isso ocorra, todas as reações atingem o estado de equilíbrio, embora em alguns casos isto nem sempre seja evidente. Às vezes dizemos que a reação "foi completada".
Mas, rigorosamente falando, não existem reações que consumam todos os reagentes. Todos os sistemas que reagem alcançam um estado de equilíbrio, no qual permanecem pequenas quantidades de reagentes que estão sendo consumidas até que seja quase impossível de se medir. Por exemplo, na explosão de uma mistura 2:1 mol por mol de gases H2 e O2, a reação:
2H2(g) + O2(g)
2H2O(g)
Certamente parece ter reagido totalmente, porque não são detectadas quantidades remanescentes de hidrogênio e oxigênio. Na realidade, a reação se processa rapidamente para um estado de equilíbrio.
2H2(g) + O2(g)
2H2O(g)
No qual permanecem ínfimas quantidades de H2 e O2. Assim, cada vez que você ouvir a expressão "a reação foi completada", lembre-se de que o equilíbrio foi estabilizado.
Em capítulos anteriores consideramos diferentes tipos de sistemas em equilíbrio, incluindo líquidos em equilíbrio com vapor (Capítulo 10), uma solução saturada em equilíbrio com soluto em excesso (Capítulo 11) e um eletrólito fraco em equilíbrio com seus íons em solução (Capítulo 11). Neste capítulo,