Capitulo 14
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AÇÃILÂNDIA – CESA
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PROFESSORA ETIANE 6º PERÍDODO
CAPACIDADE PRODUTIVA E FILAS EM UNIDADES DA REDE DE OPERAÇÕES
1. Quais são as principais preocupações em termos de gestão de capacidade em um hospital?
R: Fazer uma previsão de demanda para poder atender a todos bem como qualquer empresa. Em um hospital, nós sabemos que isso é critico, pois é um serviço básico de uma cidade. Deve-se acompanhar bem quais áreas têm maiores demanda, como por exemplo, cardiologia, trauma, etc. Para poder investir numa nova capacidade nessas áreas, isso quer dizer, alocar bem os recursos para aumentar a capacidade em áreas que precisam mais. E assim prestar um melhor serviço a população.
2. Analise as vantagens e as desvantagens das decisões de se antecipar à demanda com incrementos de capacidade ou seguir a demanda com incrementos de capacidade.
R: A demanda sendo antecipada os investimentos são feitos antes e o retorno dos investimentos vem mais tarde, e tem a vantagem que os clientes estão sempre contentes, pois o produto sempre esta no mercado. A política de seguir a demanda a empresa sempre esta atrás e os clientes podem ir para a concorrência, pois não tem produto suficiente para suprir os clientes. A grande vantagem sobre o método de se adiantar a demanda é que não teremos despesas no caso em que à demanda comece a cair, já que estamos “correndo” atrás da demanda.
3. Por que às vezes se mede a capacidade produtiva de uma operação em termos de seus insumos e outras vezes de seus produtos? Como você definiria a capacidade produtiva de uma escola? E de uma empresa de consultoria?
R: O processo de agregação de valor sendo repetitivo e de certa forma padronizada é preferível calcular a capacidade produtiva em termos de volume de produto, como por exemplo, em uma aciaria, toneladas de aço por dia. Já quando essas características não são mais