A história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos.
A História da educação serve para manter como uma base sólida, do que é a educação, como foi criada e como tudo começou até chegar a modernidade nos dias de hoje.
Isso não quer dizer estar preso ao passado, mas de acordo com os problemas que surgem no presente, às vezes é necessário buscar orientações precisas no passado.
No mundo existem identidades educacionais múltiplas, com étnicas, culturais ou religiosas de acordo com cada região.
Uma das funções principais da história da educação é entender esta lógica de múltiplas identidades, por meio das memórias e tradições, pertences e filiações, crenças e solidariedades. A História ajuda os profissionais da educação a darem um sentido ao seu trabalho educativo.
É muito importante desenvolvermos uma atitude critica diante das modas pedagógicas de analisarmos o jogo de identidades no espaço educativo, de colocarmos a nossa própria existência na historia e de entendermos que a mudança se faz a partir de pessoas e lugares concretos. Reconhecer que a formação de professores constitui peça fundamental no sucesso de qualquer reforma do sistema educativo e refletir sobre o seu perfil, tendo o início do novo século no horizonte, impõe-se-nos como uma tarefa de inadiável exigência uma vez que se torna indispensável dotar os futuros professores de uma formação cientifica, psicopedagógica e cultura competente.
A escola tem vindo a abandonar seu modelo tradicional de ensinar e passando a valorizar o modelo atual que se constituiu em favorecer a comunicação pessoal e interpessoal e a valorização de talentos e projetos de vida.
Mesmo sendo numerosos os estudos, o seminário, congresso conferencia, não estamos certos de que todas as pessoas estejam convencidas da necessidade de formação psicopedagógica e profissional dos professores.
O conceito de uma formação centrada nos conteúdos programáticos ainda não desapareceu totalmente do espírito de muitos dos