A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 a CIêNCIA 4
3 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
A primeira fase com evidência da intervenção da legislação no desenvolvimento de procedimentos contábeis e a influência das escolas italianas de pensamento contábil, fase em que se destacam dois dos principais estudiosos contábeis brasileiros, Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior, ambos influenciados pela escola patrimonialista, onde o objeto da ciência da contabilidade era patrimônio e suas mutações.
A segunda fase se inicia em 1964 com a adoção do método didático norte-americano. Essa fase foi liberada pelo professor José da Costa Bouchinhas, desse período até os dias atuais, vários estudiosos contribuíram de forma relevante ao desenvolvimento da contabilidade no Brasil.
2 a CIêNCIA
Refere-se tanto a investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método cientifico um processo de avaliar o conhecimento empírico. O corpo organizado de conhecimento adquirido por tal pesquisa.
A ciência é o conhecimento ou sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método cientifico. O conhecimento científico depende muito da lógica. As áreas da ciência podem ser classificadas em duas grandes dimensões:
Pura: o desenvolvimento de teorias, versus Aplicada, a aplicação de teorias às necessidades humanas.
Natural: o estudo do mundo natural, versus Social, o estudo do comportamento humano e da sociedade.
A contabilidade é uma Ciência para que um conhecimento seja cientifico é necessário que as informações sobre determinado fato seja investigado e depois comprovado através