A história da comunicação brasileira
1 - A primeira fase da Imprensa brasileira
Pode-se registrar a presença dos primeiros materiais impressos no Brasil ainda no período colonial. A priori, somente podiam entrar no país os livros que fossem autorizados pelo reino; a censura era grande e o desejo de perpetuar a ignorância do povo da colônia também.
1.1 Imprensa Colonial
1.2 O primeiro jornal que circulou pela colônia foi o .Correio Brasiliense. Dirigido por Hipólito da Costa, era impresso em português e destinado ao público luso-brasileiro, porém, impresso em Londres. A partir de 1808 com a chegada da família real, que trouxeram consigo uma prensa, autorizaram a produção de material impresso com a finalidade exclusiva de documentar a legislação e papéis diplomáticos; surgia assim a Imprensa Régia. Data também deste período, o primeiro registro de censura no país, que proibia a publicação de qualquer documento que fosse contra os ideais da religião, do governo, e dos bons costumes, e foi sob estas condições que surgiu o primeiro jornal produzido no país, a Gazeta do Rio de Janeiro., publicado a 10 de setembro de 1808. O Correio Brasiliense circulou no Brasil até 1820, quando por perseguições do reino, pela dificuldade de acompanhar de fora do país os fatos de maior interesse para a população local, e pela concorrência com a imprensa feita no país, ele parou de ser veiculado.
1.2 Imprensa Imperial
Por volta de 1824, já no período imperial, a crise na agricultura de exportação, e a questão da Cisplatina, diminuem o prestígio do imperador e incitam reivindicações de participação política, o que culmina na criação de jornais de oposição. Mesmo a manutenção da censura não impede que grupos de ideologias divergentes levem à imprensa suas opiniões políticas. Muitos jornais foram circulavam nas províncias do reino como por exemplo Aurora Fluminense, A Gazeta do Brasil e .Observador Constitucional. fazendo críticas diretas ao