A historia
A Guerra Fria (1945-1991), não trouxe a paz, nem o desenvolvimento harmónico entre as nações. Até á actualidade ainda se verifica uma grande escassez de alimentos resultantes da desta Guerra que tinha como objectivo uma disputa dos países que apoiavam as Liberdades civis, como a liberdade de opinião e de expressão e de voto, representada pelos Estados Unidos e outros países ocidentais.
1.3.1. A África Subsariana
Após a conferência de Bandung alguns países desenvolveram-se rapidamente entrando assim para os países industrializados, á excepção de outros países, nomeadamente Africa que entraram na negra miséria.
A degradação das condições de existência
“ «Continente de todos os males»”, o continente Africano é o dos mais sofridos pelas fomes , epidemias, por ódios étnicos, por ditaduras ferozes. É o único continente em que as condições de vida da população não progrediram nos últimos 30 anos.
(http://www.exameangola.com/pt/?det=28379&id=2000&mid=372)
Africa esta em degradação devido a:
Crescimento acelerado da população, pois as pequenas melhorias na escolaridade e nos cuidados de saúde não acompanham este crescimento;
Deterioração do valor dos produtos africanos, isto é, os produtos africanos baixaram os seus preços nas exportações;
Enormes dívidas externas dos Estados africanos, os empréstimos pedidos ao FMI e ao Banco Mundial com juros altos;
Dificuldade em canalizar investimentos externos e a diminuição das ajudas internacionais, com o fim da Guerra fria, as nações desenvolvidas perderam o interesse nestes países africanos. As ajudas externas começaram a diminuir, pois alguns desses fundos iam para a compra de armas e para as contas particulares dos governantes corruptos.
A África encontra-se num estado de fome extrema, atraso tecnológico, desertificação de zonas agrícolas, condições de saúde medíocres, o que leva este continente a um nível de subnutrição crónico elevado. (DOC.