a historia do origami
A arte secular japonesa conhecida como origami consiste em dobrar o papel criando representações de figuras como animais, por exemplo. A palavra origami significa dobrar (oru) papel (kami). O mais interessante sobre essa técnica é que ela usa apenas dobras geométricas, ou seja, nada de cortes ou colagens para criar as figuras.
A Base da Dobradura de Origami
Basicamente essa técnica conta com um número reduzido de dobras diferentes, porém, elas podem ser combinadas de inúmeras maneiras para formar desenhos complexos. Em geral os origamis são feitos a partir de um papel quadrado.
Uma dica para que o origami fique ainda mais interessante é usar um papel com estampas e cores diversas, mas sem recortá-lo ou colá-lo. O origami é praticado no Japão desde o Período Edo (1603-1897) e ao contrário do que muitas pessoas pensam a técnica tradicional já foi menos rígida.
Durante algum tempo era permitido o corte do papel durante a criação da figura ou mesmo usar um papel que não fosse quadrado. Existe uma crença no Japão que aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, “garça”) teria um desejo realizado.
A historia do origami
A arte do origami foi ganhando mais popularidade a partir do momento que os métodos de produção do papel foram se tornando mais populares. A partir do momento que o papel não era mais um produto caro podia ser usado para a criação de figuras.
Durante séculos não existiam instruções para criar as figuras de origami, ainstruções eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Com o tempo o origami passou a ser visto como parte da herança cultural japonesa.
No ano de 1797 foi publicado o livro Hiden Senbazuru Orikata, o primeiro livro a conter instruções para criar uma figura de origami. A figura em questão era um pássaro sagrado da Índia.
No ano de 1845 foi publicado o livro Kan no mado, essa publicação continha uma coleção de mais ou menos 150 modelos de origami. Nesse livro