Benefícios do Origami na educação
O Origami foi escolhido, por saber que se trata de um recurso que auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor daquele que o utiliza. A utilização das dobraduras visa auxiliar o professor nos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, aplicando em várias disciplinas do Ensino Fundamental.
Diante disto foi formulada a questão problema que é a seguinte: de que maneira o Origami, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo motor do aluno da 2º série dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aplicado através das disciplinas escolares? O desenvolvimento dessa monografia tem o seguinte objetivo geral: analisar as contribuições do Origami para o desenvolvimento do aluno no Ensino Fundamental.
Entre os principais objetivos específicos, selecionamos: Analisar teoricamente as origens do Origami, a relação do Origami com as atividades cerebrais e com a criatividade; Perceber, através dos teóricos, as contribuições do Origami na aprendizagem das crianças da 2ª. Série dos Anos Iniciais; Aplicar atividades sobre o tema; Para que isto seja uma verdade formulamos algumas questões: como e onde iniciou esta arte de dobradura? O Origami auxilia de alguma maneira na atividade cerebral? Como o Origami desperta a criatividade daquele que dele utiliza e quais objetivos são alcançados ao utilizarmos a dobradura em sala de aula? Quais as características pedagógicas das dobraduras de papel e seus resultados nas atividades, para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil? O que diz o objetivo geral das disciplinas do Ensino Fundamental no PCN?
A aplicação do Origami enquanto técnica pode auxiliar e contribuir para o desenvolvimento infantil. O enfoque desse estudo é a análise da aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, pois se acredita que o Origami colabora para o desenvolvimento potencial pleno do indivíduo, enfatizando a observação, a meticulosidade, a concentração, atenção e persistência, esforço pessoal, criatividade e, sobretudo a