gestalt dinamica
A Gestalt é uma abordagem da psicologia que tem como pressuposto básico que para que se compreenda o todo, é necessário fazer uma análise do conjunto completo de suas partes. Desta forma, não seria possível compreender um fenômeno apenas realizando-se a análise de partes isoladas, visto que o funcionamento de cada parte isoladamente não demonstraria o que o todo reflete. Para Osório (2003, pág. 23) “A palavra Gestalt...significa o modo como os elementos (partes) estão agrupados juntos”.
No que tange à psicologia dos grupos, Kurt Lewin trouxe importantes contribuições, sendo autor do conceito das dinâmicas de grupo. Este tipo de prática não tem cunho terapêutico, porém nos permite identificar características e comportamentos dos participantes que surgem apenas no contexto grupal. Conforme Osório (2003, pág. 25) “...o indivíduo na Gestalt grupal comporta-se de uma forma sui-generis diretamente relacionada com essa Gestalt.”.
A dinâmica escolhida pelo grupo denomina-se “História Coletiva”. Além de ser possível através desta visualizar alguns conceitos da Gestalt, é também uma atividade que valoriza o potencial criativo, proporciona descontração, alem de ser de fácil aplicação. Segue abaixo roteiro da dinâmica:
Dinâmica de Grupo – História Coletiva
Os participantes sentam-se em círculo. Cada um deverá sortear uma palavra que apenas poderá ser lida no momento de sua participação. A pessoa que inicia a dinâmica diz a frase “No final do período eu...” e o próximo participante deverá continuar a história utilizando-se da palavra que sorteou. O condutor da dinâmica demarca o tempo, e bate palmas uma vez quando chegar a vez do próximo e assim sucessivamente. As palavras utilizadas nesta atividade são: Choppada, caderno, boné, vampiro, contato, motorista, Gestalt, cavaquinho, brinco, funk, mãe, mandioca, ventilador, palhaço, óculos e escova.
Compreensão de dinâmica a partir da abordagem gestáltica
O princípio da Gestalt que está atrelado