A Historia dass roupa holandesa
Cobertura da cabeça
Em todas, exceto por uma província, as mulheres holandesas colocavam um tipo de cobertura na cabeça feito de renda ou de um tecido mais duro. Algumas delas usavam uma pequena touca rendada, outras tinham uma longa cobertura de renda, que descia até abaixo dos ombros, e outras vestiam um chapéu branco e pontudo, também de renda. Algumas dessas toucas eram amarradas com um laço debaixo do queixo, outras não. Os homens também usavam chapéus, embora fosse mais comum usarem quando estavam ao ar livre. Alguns tinham chapéus de abas largas enquanto que outros ostentavam um chapéu tradicional de pescador ou uma boina. O vestuário infantil era baseado no do adulto.
Corpetes e camisas
A parte superior do vestuário feminino consistia de, no mínimo, duas camadas. A primeira sempre tinha mangas — curtas, na altura dos cotovelos ou até os pulsos — geralmente de cor escura, mas, às vezes, essa camada era branca com a parte exterior possuindo alguma cor. A segunda camada da maioria dos vestidos era presa à cintura da saia, mas uma ou outra tinha uma túnica colorida que era vestida sobre uma saia mais escura. Algumas mulheres usavam coletes bordados e bem justos. Os homens vestiam camisas largas, algumas brancas e outras azul-marinho convencional com duas fileiras de botões de bronze na frente. Muitos usavam um colete ou suspensório.
Saias e calças
As mulheres holandesas tinham saias modestas, geralmente de cores sombrias. Algumas eram apertadas na altura da cintura enquanto outras iam até os tornozelos e tinham pregas. Os homens tinham calças escuras, largas que iam até os joelhos ou até os tornozelos. Meias longas acompanhavam as