Diversidade Cultural
Lista de figuras
SUMARIO
1.0 INTRODUÇÃO
2.0 A História da Holanda
No primeiro século antes de Cristo, a área da atual Holanda era ocupada por tribos celtas e germânicas, que incluíam os frisões. A maior parte da região foi conquistada por Júlio César, nessa época, quando os romanos buscavam controlar a foz dos rios que deságuam no Mar do Norte.
Sob o domínio romano, o comércio na região prosperou. Templos, estradas e outras construções romanas foram edificados. Por volta de 300 depois de Cristo, o domínio romano começou a enfraquecer.
Em 1579, foi proclamada a República Unida da Holanda, mas os conflitos entre holandeses e espanhóis continuaram até 1648. As invasões holandesas no Brasil eram parte desses conflitos, devido a União Ibérica (1580-1640).
Durante o século 17, os holandeses tornaram-se uma potência marítima e comercial, com assentamentos e colônias ao redor do mundo.
Em 1661, Portugal e Holanda negociaram um tratado, na cidade de Haia, buscando por um fim às invasões holandesas em territórios portugueses. Entre outras concessões, Portugal concordou em devolver as peças de artilharia holandesa que haviam ficado no Brasil.
Em 1795, a França invadiu a Holanda que ficou ocupada por 20 anos. Em 1815, formou-se o Reino dos Países Baixos. Em 1830, a Bélgica separou-se e formou um reino próprio.
A Holanda manteve-se neutra na Primeira Guerra Mundial, mas sofreu invasão e ocupação pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Ao longo do século 20, as maiorias das colônias holandesas adquiram independência. Em 2010, o Reino da Holanda passou a ser constituído por quatro países: Holanda, Aruba, St. Maarten e Curaçao.
3.0 Características Principais da Holanda
Área:
41.528 km² (18,41% água)
População total: mais de 16,5 milhões
Densidade populacional:
488 pessoas por km2
Capital:
Amsterdam (população: 805.166 em 2013)
Governo:
Haia
Idiomas oficiais: holandês e frísio (este último apenas na Frísia)
Tipo de