adm material e patri
O inventário é rotativo quando permanentemente se contam os itens em estoque. Nesse caso faz-se um programa de trabalho de tal forma que todos os itens sejam contados pelo menos uma vez dentro do período fiscal (normalmente de um ano). Essa política exigirá um certo número de pessoas exclusivamente dedicadas à contagem, em período integral, o ano todo.
2 – A acurácia dos controles mede a porcentagem de itens corretos, tanto em quantidade quanto em valor. É importante para garantir a veracidade dos controles de estoque realizados.
3 – O giro dos estoques é um dos indicadores de produtividade na análise e controle dos estoques. Ele mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou ou girou. É interessante ter um alto giro de estoques, pois isso implica em baixos custos de manutenção e em um estoque médio menor.
4 – Sim, pois para se saber a cobertura dos estoques, é preciso conhecer o giro dos estoques. A cobertura indica o número de unidades de tempo (por ex. dias) que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média.
5 – A localização dos estoques é uma forma de endereçamento dos itens estocados para que eles possam ser facilmente localizados. Com a automatização dos almoxarifados, a definição de um critério de endereçamento é imprescindível.
6 – A maior vantagem de manter os estoques elevados é conseguir atender adequadamente a demanda de produtos, tanto de clientes como de colaboradores internos. A desvantagem é o custo alto, o que leva os gerentes e administradores