A historia da filosofia e o Mito
O mito é considerado uma das mais importantes alegorias da historia da filosofia. É possível ver uma teoria platônica, captar a existência do mundo sensível e do mundo inteligível.
Relata sobre prisioneiros que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo o tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada por uma fogueira. Na parede são mostradas sombras de pessoas, animais objetos mostrando cenas.
Se um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para ir explorar o interior da caverna entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda julgando imagens.
E ao voltar e relatar os fatos vivenciados ele seria ridicularizado pois os amigos que ele convivia dentro da caverna somente acreditam naquilo que veêm na parede.
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagem. A caverna simboliza o mundo que apresenta imagens que não é real, precisamos passar a buscar mais perguntas, deixarmos a ignorância, nos libertar das influencias que vivenciamos diariamente sociais, isso só acontece quando nós saímos da caverna.
No texto “A filosofia no mundo” a palavra “rebanho” vem de uma metáfora utilizada para caracterizar. Pense como exemplo os bois e o boiadeiro: o segundo conduz o gado.
Relata sobre a inserção da filosofia no mundo, em todas as suas reflexões como o mundo reage á sua ação a ideia de sua não elitização(não acessível de apenas a alguns privilegiados a sua impotência e recuperação e o papel no contexto mundial.
Sem falsas concepções e o mais simplificado possível.