serviço social
POLO ÍCARO SÃO LUIS-MA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS “ATPS”
TUTORA À DISTÂNCIA: HELENROSE A. DA S. P. COELHO.
TUTORA PRESENCIAL: ANDREIA LEMOS GOMES
SÃO LUIS-MA
2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
RESUMO
O artigo traz o estudo comparativo dos principais indicadores do desenvolvimento das economias do BRIC. Por meio de estudos da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Os resultados obtiveram elevações em todas as áreas analisadas PIB, per capita, IDH e acesso a tecnologia.
Palavra- chave: Indicadores de Desenvolvimento; BRIC; PNUD; IDH e PIB per capita.
INTRODUÇÃO
Constantemente ouvem-se a seguinte questão: Porque algumas nações são ricas e outras pobres? Ao longo da história do sistema capitalista muitos intelectuais se dedicaram ao estudo do desenvolvimento econômico e social buscando explicações para estas questões desenvolvidas.
PROTUTO INTERNO BRUTO – PIB.
Utilizando-se de informações do Banco Mundial, Fajnzylber investigou o ritmo de crescimento anual do PIB per capita de diversos países caracterizados como de industrialização tardia, incluindo os países latino-americanos, no período de 1965 a 1986, bem como a variação no nível de equidade desses países, medido pela relação entre a renda de 40% da população de renda mais baixa e 10% da população de renda mais alta. Para países avançados, essa relação de equidade resultou num quociente de 0,8, o que significa que os 40% da população de renda mais baixa tinha uma renda equivalente a 80% da renda dos 10% mais ricos, e o crescimento anual médio do PIB para o período analisado foi de 2,4% (Fajnzylber, 1990ª).
EQUIDADE = 40% mais baixa renda 10% mais alta renda (1970 em diante). PIB/Hab.
Taxa anula média de