A Historia da Contabilidade
Uma contabilidade simples já era praticada há muitos anos atrás pelos homens primitivos, porém os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na região da Mesopotâmia no atual Iraque e com o passar dos séculos e o surgimento de novas civilizações surgem os primeiros livros contábeis, no Egito. Com a expansão do seu comércio entre os portos de Tiro e Sidom no mediterrâneo, os Fenícios foram os primeiros a desenvolver as trocas em base monetárias e simplificaram os registros por símbolos.
O chamado Sistema Jurídico de Contabilidade Organizada foi criado pelos romanos e já em 1201 Árabes influenciaram o comércio na velha Europa com suas obras manuscritas de contabilidade, surgia o desenvolvimento das artes e da ciência. Após isso aparece Lucca Pachiolli, autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas.
O exercício da profissão contábil foi regulamentada em 1770 em Portugal e com a vinda da família real para o Brasil iniciava-se o ensino contábil em terras brasileiras em 1810. A associação dos guarda-livros da corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil que se tem notícia no Brasil.
Somente no século XX, em 1905 os diplomas eram reconhecidos como oficiais. Com a formação de sindicatos e institutos conduziram a criação dos conselhos federal e regionais de contabilidade e após um longo período foi decretada a lei que reconhecia a profissão, assinada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra e com o desenvolvimento da tecnologia surgiram os instrumentos para o exercício da profissão desde o Ábaco que surgiu cerca de 3500 anos atrás, a máquina auxiliadora de cálculo até o computador.
Fagna Carvalho
I ADM B
Uniesp – Santo André