as funções da politica social no capitalismo
Marx nós mostra que o capital não se preocupa com a saúde e a vida do trabalhador, o capital não é obrigado a tomar cuidado pela sociedade.
Podemos entender que há uma “parceria” entre o Estado e o capital, para que os trabalhadores tenham o mínimo de saúde, educação, habitação para assim poderem trabalhar sem que o capital se preocupe em “perder” seus trabalhadores.
As políticas sociais por um lado é uma forma de manipulação da classe operária, mas ela não é de todo o mal. As medidas de política social só podem ser entendidas no contexto da estrutura capitalista e no movimento histórico das transformações sociais dessas mesmas estruturas.
A classificação empírica das políticas sociais segundo (AUTOR...) as “medidas de política social”consiste na implantação de assistência, de previdência social, de prestação de serviços, de proteção jurídica, de construção de equipamentos sociais e de subsídios.
A assistência implica na transferência de renda ou de bens de consumo de acordo com critérios de seleção, a pessoa tem que provar que está impossibilitada de prover imediatamente a sua substância.
Em alguns países a assistência pública é um direito consagrado em lei. Nos países latino-americanos a assistência é prestada por órgãos governamentais e sua base é na distribuição limitadas de recursos. Já no Brasil a assistência em nível Federal era vinculada à legião brasileira de assistência (LBA), e foi extinta em 1995. Em nível Estadual e Municipal ainda ocorre o clientelismo dos chefes de governo e das primeiras-damas.
A lei orgânica da assistência foi aprovada em 1993 para regulamentar os artigos 203e 204 da Constituição Federal de 1988, que estabelece a assistência social como direito do cidadão necessitado, a lei trouxe a garantia de uma renda mínima para idosos (acima de 67 anos) e para portadores de deficiência, sendo que a renda familiar não pode ultrapassar ¼ do salário mínimo per capta. Criou-se os Conselhos