A HIST RIA DO CINEMA
Desde a pré-história os seres humanos se interessavam em retratar seu cotidiano, sua história e como meio de comunicação usavam as imagens. (Costa, 2006)
Com os milhares de anos essa técnica foi se aperfeiçoando criando vida e movimento, primeiramente com os teatros, cartuns, festivais de lanterna mágica dentre outros. (Costa, 2006)
No séc. XIX marcado por descobertas científicas, o cinema começa a ser divulgado pela comunidade de cientistas que exibem suas pesquisas de projeções de imagens. (Costa, 2006)
De acordo com Costa (2006) o cinema não possuiu um único descobridor e nem surgiu repentinamente no mesmo lugar. Entretanto, foram os irmãos Lumière que se destacaram e ficaram famosos comercializando câmera, filmes e inclusive instaurando a exibição de filmes pública e paga, tornando o cinema uma atividade lucrativa.
Assim, os filmes aos poucos superados suas limitações iniciais e se transformaram em arte ao encontrar os princípios específicos de sua linguagem. Já Jean-Louis Comolli, (1971 apud Costa, 2006) propôs que a história do cinema foi mais baseada em descontinuidades e rupturas do que num esquema evolutivo. (Costa, 2006)
A partir desse contesto, o primeiro período do cinema pode ser dividido em duas etapas diferentes: cinema de atração (1894-1906) e o período de transição (1906-1915). (Costa, 2006)
Essa primeira fase foi caracterizada pelo espetáculo visual, e intenção exibicionista de chamar a atenção do expectador. Documentavam terras distantes, fatos recentes, encenação de incidentes reais, guerras, filmes de truques mágicos e número de vaudeville (acrobacias e danças). (Costa, 2006)
Em 1907 os filmes começaram a utilizar convenções narrativas especificamente cinematográficas, menos ações físicas e maior definição psicológicas dos personagens. Nesse período passa a ser organizado de forma industrial e com isso torna-se a primeira mídia de massa da história. Surge a especializações das funções: diretores, roteiristas,