Ensino Religioso
Religiosidade e a Responsabilidade Social:
-"Mostra-me tua fé em palavras que eu mostro em atos"
- Chegar ao autoconhecimento é necessário se ter conhecimento do seu próprio corpo (assunto tabu/algo intocável), limítes físicos, características, qualidades, defeitos, etc.
- Esse ato vem através da reflexão, pensamentos.
- Responsabilidade social vem a partir do conhecimento para saber a importância em cada indivíduo do grupo.
- A sociedade é um grupo onde se dá ao encontro dos indivíduos. Ex: grupos que se reunem pra jogar futebol, estudar, etc.
- A fé nao se resume em fé religiosa, mas sim em alguma atitude de crença, crer naquilo em que você acredita.
Igreja Ortodoxa: Igreja onde se obtém o conhecimento reto, verdadeiro
Ortopraxia: Tem a ver com a linha prática a linha prática será sempre corrente com aquilo que eu acredito agir de acordo com a sua crença
Ortodoxia: Onde se obtém o conhecimento verdadeiro.
- Há muitos casos onde sua crença não se assemelha da mesma forma que é pregada (dizer uma coisa é fazer outra)
- Muitas vezes também se dá o conflito interno entre teoria e prática. Se refere ao mesmo exemplo anterior em pregar uma coisa e na prática nao executar de forma correta.
Religiões Espiritualistas
- Africanas e Afroamericanas
- Há variedade cultural, mais de 1000 línguas são faladas, possui desertos, selvas e montanhas esplêndias, possui também diversidade geográfica. Nas religiões da África houve influências do cristianismo e islamismo. Tendem a ser mais orais do que literárias, não cultuando muito através das escrituras, mas sim através de rituais, poemas, mitos, etc. Vivem em maior liberdade do que anteriormente, devido a grande influência recebida dos cristãos. É comum se dizer que os mitos constroem o mundo, contando sobre enigmas religiosos, tendo um fundo de verdade e um significado transcendental.
Sincretismo: Mistura (junção) das religiões tradicionais africanas com o islã e o cristianismo.
- Batuques e pandeiros: