A hierarquia das necessidades.
Trabalho apresenta junto ao curso técnico em
Administração da instituição de ensino municipal
Antônio D’Assis Martins, na área de psicologia
Organizacional como requisito parcial à obtenção
Da conclusão de curso.
Orientadora: Prof. Maísa Cristina
Betim
2013
Introdução
Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental, ele era membro da Human Relations School (escola das relações humanas) no final da década de 50.
Nasceu na cidade de Brooklin no ano de 1908, licenciou-se em Wincosin e doutorou-se na universidade de Columbia onde trabalhou no departamento de investigação. No jardim zoológico de Bronx estudou o comportamento dos primatas e entre 1945 e 1947 foi diretor geral da Maslow cooporage corporation. Em 1951 lecionou psicologia social na universidade de Brandeis e ficou conhecido pelo desenvolvimento da teoria da motivação humana e pela teoria da hierarquia das necessidades, conhecida como pirâmide de Maslow, a qual iremos abordar no presente trabalho. Vamos apresentar a teoria da motivação humana, a teoria de Maslow contendo: as necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidade social, necessidade de estima e a necessidade de realização pessoal apresentadas nos níveis de hierarquia da pirâmide de Maslow, logo mais veremos algumas críticas à teoria de Maslow, anexos, considerações finais e as referencias de pesquisa do presente trabalho.
Sumário
Introdução 2
Teoria da Motivação humana 4
Hierarquia das Necessidades 5
Análise Explicativa da Pirâmide de Maslow 7
Análise Crítica a Pirâmide de Maslow 8
Anexos 10
Psicologia Organizacional X Teoria de Maslow 12
Conclusão 13
Referências 14
Teoria da Motivação humana
Maslow sugeriu que o comportamento humano pudesse ser explicado pelas suas necessidades e desejos. Quando uma necessidade, em particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora das atividades do