Homem seu corpo e sua alma(corporeidade e motricidade)
Unip
O homem seu corpo e sua alma
Alice Alves
,
Trabalho apresentado na Disciplina CM ,
Curso de graduação FISIOTERAPIA,1° PERIODO
Prof: Flavio
Goiânia
2013
Universidade Paulista
Unip
O homem seu corpo e sua alma
Alice Alves
,
Goiânia
2013
Sumário Introdução ---------------------------------------------------------- p.01
Capitulo I: O Corpo ----------------------------------------------- p.02
Capitulo II: A Alma ----------------------------------------------- p.04
Conclusão ---------------------------------------------------------- p.05
Bibliografia -------------------------------------------------------- p.06
Introdução
“O Homem é um ser único. Cada indivíduo é diferente e quando se relaciona com outros indivíduos, dá e recebe, e ao mesmo tempo abre-se para o novo.”
A problemática do homem oscilou entre dois pólos: o corpo e alma.O homem com suas qualidade, seus anseios, seus valores e suas crenças, tornou-se alvo de questionamento filosóficos.Sócrates queria encontrar o verdadeiro sentido das coisas, razão do homem e Platão aposta no pensamento uma profunda abertura entre o mundo sensível e o mundo inteligível – mundo aberto.
Assim separando o corpo e a alma. O corpo com suas dedicações e paixões, contamina a pureza da alma. O corpo, então, se torna a prisão da alma.
Ao longo da historia o corpo foi renegado, rebaixado, na construção de um homem pensativo, feitos de sentimentos e valores.A este corpo passageiro opôs-se uma alma imortal Os gregos já davam mais importância à elaboração mental do que o trabalho braçal.
Capitulo I: O corpo
Na sociedade dos primórdios do cristianismo, o corpo, ao lado dos escravos, da plebe - os plebeus eram homens e mulheres livres que praticavam o comércio, faziam artesanato e trabalhos agrícolas. Compunham a maioria da população, mas, durante a Monarquia, não eram considerados