A hewlett- packard
A HP é uma empresa com uma profunda ênfase e dedicação aos assuntos de RH. Em 1990, Peter Peterson, o executivo de RH tornou-se vice-presidente da companhia. Peterson foi o responsável por mudanças que redefiniram os processos de RH e distribuíram a responsabilidade da gestão de pessoas para os gerentes de linha.
Sua primeira providência foi solicitar à equipe de pessoal de âmbito mundial que criasse um “ambiente adequado” capaz de proporcionar aumento de valor para a empresa, fornecimento de serviços de melhor qualidade para os funcionários e utilização mais eficiente dos recursos humanos. Os membros das equipes ao redor do mundo todo deveriam ser parceiros empresariais e tornar suas unidades mais competitivas.
Para transformar essa visão em ação, os profissionais de RH da HP receberam quatro metas específicas:
1. O RH deve avaliar, facilitar e melhorar a qualidade da administração e do trabalho de equipe.
2. O RH deve contribuir para a estratégia empresarial, identificar as implicações dos recursos humanos e facilitar a mudança em consonância com os valores básicos da empresa.
3. O RH deve acelerar o aprendizado individual e organizacional em toda a
HP.
4. O RH deve gerir processos associados a pessoal, ou seja, as funções internas ao departamento de RH.
Com essas quatro metas específicas em mente as equipes de RH da HP passaram a se dedicar a quatro papéis diferentes: foco nos processos, foco nas pessoas, foco no futuro estratégico e foco no cotidiano operacional. Em resumo, as quatro metas da área de RH:
1. Parceria estratégica para a administração das estratégias de RH.
2. Especialistas administrativos para a prestação de serviços de RH.
3. Defensores dos funcionários para o envolvimento dos funcionários.
4. Agentes da mudança para a administração da mudança.
As definições dos quatro papéis de RH deram aos profissionais da área um claro sentido do propósito e uma definição do valor a acrescentar à empresa.
Assim, a HP procura legitimar