Artigo: crise na hewlett packard (hp).
ENGENHARIA DE MÉTODOS
Resende, 2012
Artigo: Crise na Hewlett Packard (HP).
Reporting by Poornima Gupta; editing by Richard Chang and Andre Grenon.
A empresa do Vale do Silício HP, que vem tentando deixar para trás a agitação interna que marcou 2011, publicado declínios de vendas trimestrais em três de suas unidades principais: computadores pessoais, impressoras e equipamentos da empresa.
Durante os meses finais do ano passado e o primeiro mês de 2012, a HP registrou uma queda em receita e lucros totais. A situação não está longe de um desastre de proporções épicas, mas com certeza serve de alerta aos gestores responsáveis pelo destino da empresa.
Receita do primeiro trimestre fiscal caiu 7% para US $ 30 bilhões, ligeiramente abaixo da estimativa de Wall Street consenso.
O próprio CEO da HP, Meg Whitman, refere-se ao assunto, e entre as causas do “problema” comenta as inundações na Tailândia e a baixa procura de consumo em geral. HP reconhece que precisa “renovar alguns processos internos”, que inclui também a gastar mais dinheiro com essas reformas.
Falando de receita, em comparação com o mesmo período (novembro-janeiro) do ano passado estes foram reduzidos em 23%, por outro lado, o lucro líquido da HP diminuiu 44% durante o mesmo período.
Meg Whitman agora pede paciência: ”levamos um tempo para chegar à situação onde estamos, e vamos também levar algum tempo para sair. Essas coisas não são rápidas”.
Solução:
Após analisarmos os problemas ocorridos com a HP, o primeiro passo seria a realização de um benchmarking competitivo, tendo em vista que uma de suas maiores concorrente a Apple teve um crescimento de 58% em 2010/2011.
Tal processo seguiria estes passos:
O objetivo principal seria a “aprender” com o exemplo da Apple como lidar com um mercado receptivo a inovações.
O segundo passo, a nosso ver, seria o desenvolvimento continuo de melhorias no sistema da HP, método este nominalmente conhecido por Kaizen,