São paulo
O trânsito complicado, o sistema de transporte público lotado e o tamanho de São Paulo complicam a vida de moradores, mas, curiosamente, se tornam uma espécie de atração para os turistas. A vida cultural da cidade é agitada, com uma programação variada e constante. Nada como ter opções de teatros, shows e festas todos os dias da semana. São Paulo também é o paraíso para os amantes da gastronomia, que encontram na cidade alguns dos melhores restaurantes do mundo. E não podemos deixar de lado os pontos turísticos, muitos deles parte viva da nossa história, como o Museu do Ipiranga e a Catedral da Sé.
Mas existem algumas informações que poucos turistas possuem antes de visitar São Paulo. São as curiosidades dessa cidade que, com uma história tão rica, não poderia deixar de surpreender. Confira alguns desses fatos que tornam a cidade ainda mais interessante.
1. Quem passeia hoje pela cidade de São Paulo pode achar estranho imaginar que tudo começou com apenas uma construção. Mais especificamente, o colégio fundado há mais de quatro séculos pelos padres jesuítas para catequizar os índios da região. Os religiosos escolheram a data de 25 de janeiro de 1554 como forma de homenagear o dia em que o apóstolo Paulo foi convertido. O povoado de São Paulo de Piratininga recebeu seu nome graças a essa construção. O colégio ainda pode ser visitado no centro histórico da cidade e preserva parte de sua construção original.
2. A população, que até 1876 não passava de 30 mil habitantes, hoje conta mais de 11 milhões de moradores, de acordo com o último censo de 2010. Isso faz de São Paulo a maior cidade da América Latina e a sexta maior metrópole mundial, com a maior rede de iluminação pública do mundo e cerca de um quarto de todos os automóveis do Brasil, o que representa cerca de seis milhões de carros nas ruas.
3. São