Inovação tecnológica estudo de caso hp
História
A Hewlett-Packard inicia sua história da sociedade de dois colegas da Universidade de Stanford, Bill Hewlett e David Packard, firmada em 1939 na cidade de Palo Alto, California. A sociedade era basicamente uma garagem que produzia aparelhos de oscilação de áudio, utilizado por engenheiros de som. O principal cliente neste inicio foi a Walt Disney Studios que utilizou este aparelho na produção do filme Fantasia em 1940.
Os sócios Bill e Dave desde o início desenvolveram um estilo próprio de gerencia do tipo “portas abertas”, a exemplo os escritórios sem portas. Os sócios acreditavam que desta forma os funcionários teriam mais liberdade para se desenvolver gerencialmente e para trabalhar dentro de suas competências especificas. Ainda a exemplo do modelo de gerencia peculiar da empresa, os sócios criam um sistema de remuneração por lucro, desta forma os ganhos da empresa eram divididos com os funcionários. Em 1942 a Hewlett-Packard dá inicio à construção de um edifício que seria a sede da empresa na cidade de Palo Alto. O prédio foi idealizado para que caso o negócio não se desenvolvesse da forma esperada pudesse se tornar numa loja posteriormente. À época da segunda guerra mundial a indústria da guerra era bastante lucrativa e assim se consolidaram fabricando instrumentos que era utilizados pelo exercito americano.
Na década de 50 a empresa entra no mercado de impressões com a compra da empresa F.L. Mosley, empresa do ramo de impressão gráfica. Outro ponto importante na década de 50 foi a abertura das ações da empresa ao mercado para alavancar o crescimento.
Na década de 60 amplia a sua atuação de forma global entrando no mercado da Europa com escritórios de venda na Suíça e uma unidade fabril na Alemanha, e no mercado asiático pela join-venture com a empresa Yokogawa Eletric. Ainda na década de 60 a Hewlett-Pakard entra no mercado de computadores com o modelo HP2116A, e inova ainda mais lançando no mercado de calculadoras com o