Era da informação - Capital Intelectual
Grupo:
Cesar Henrique Portela Guimarães
Diego Guimarães Pereira
Lorena Costa Teixeira
Renan Vinagre Câmara
Professor: Rodrigo Salvador Monteiro
Data da entrega do trabalho:
18/06/2013
Tema do caso:
Hewlett-Packard
A informação tem se tornado, nos dias atuais, um dos mais importantes recursos das organizações. Autores de diversas áreas tem se referido a este momento como "A era da informação"
A era da informação teve início no começo da década de 90 e se perpetua até os dias de hoje. Uma das características mais importantes dessa época são as constantes mudanças, que se caracterizam por serem rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. A tecnologia da informação vem transformando o mundo em uma verdadeira aldeia global. Um impacto comparável ao da Revolução Industrial. Uma informação é capaz de cruzar o planeta em questão de segundos. E é a tecnologia da informação que propicia as condições básicas para o surgimento da globalização da economia, que nos dias atuais passou de local para mundial e global. Mercados capitais passaram a migrar de um continente para outro à procura de novas oportunidades de investimentos. A competitividade está cada dia mais complexa e intensa entre as organizações. Em uma época em que todos dispõem de informação em tempo real, as organizações mais bem sucedidas são as capazes de adquirir a informação e transformá-la velozmente em uma oportunidade de um novo produto ou serviço, antes mesmo que seus concorrentes o façam.
Na chamada era da informação o capital financeiro deixou de ser o recurso essencial, o recurso mais valioso passou a ser o conhecimento e a maneira de como usá-lo da forma mais rentável.
Nessas circunstâncias, os tradicionais fatores de produção (terra, mão-de-obra e capital) produzem retornos cada vez menores. A predominância é do conhecimento, do capital humano e do capital intelectual. O