Segurança do trabalho
A ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano.
Na história do trabalho a aplicação da Ergonomia é muito recente, e somente pode-se falar de “Ergonomia Aplicada ao Trabalho” a partir dos anos 50, com o projeto da cápsula espacial norte americana
Em 1774 Houve uma mudança impressionante na forma de organizar o trabalho, destacando-se alguns fatos marcantes (a máquina de fiar, o tear mecânico e a máquina de vapor).
No século da revolução industrial (século 19), que se iniciou na Inglaterra e depois tendo se espalhado para os demais países da Europa e quase um século mais tarde para os Estados Unidos, neste tipo de organização do trabalho, as pessoas para ir até as fábricas e privilegiou-se os inventos em detrimento dos trabalhadores. Foi um século de muita tensão e de más condições de trabalho, este foi o pano de fundo para o Manifesto Socialista de Marx e Engels, no final do século passado.
Em 1900 foi à época do aparecimento de Taylor, cujo trabalho de racionalização de tempos e métodos e cuja filosofia gerencial foi tão importante que origem a uma corrente administrativa, camada “taylorismo”.
Em 1911 na época da 2ª Revolução Industrial Ford instituiu três princípios que mudaram radicalmente a fisionomia e a forma de trabalhar das fábricas de todo o mundo, utilizado os princípios básicos do taylorismo que foram: 1) o trabalhador ficaria fixo a uma determinada posição e o componente a ser montado é que vinha até ele, fazendo assim uma economia espetacular de movimentos; 2) o ritmo de trabalho era determinado pela máquina e não pelo o home, não desperdiçando o tempo; 3) a produção de série com economia de escala.
Nas décadas de 20, 30 e 40 nos Estados Unidos a seleção médica era muito rigorosa, privilegiando os fisicamente mais capazes e mais hábeis para determinadas