Lula
De acordo com a sua trajetória aos 14 anos teve seu primeiro trabalho de carteira assinada em uma metalúrgica, foi quando fez um curso pelo senai na área de metalúrgia. Em 1975, Lula foi eleito presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do campo e Diadema, e na Grande São Paulo, e em 1980, fundou o partido dos trabalhadores "PT". Em 1983, Lula participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O ex-torneiro mecânico, que virara um líder sindical de projeção nacional, se candidatou a governador de São Paulo em 1982, sendo derrotado por Franco Montoro.
Quatro anos mais tarde, em 1986, ele compete outra vez. Dessa vez, a deputado federal para integrar a Assembléia Nacional Constituinte. Foi então o deputado mais votado, com 650 mil votos. Em 1989, se candidatou, pela primeira vez, à Presidência da República. Perdeu para Fernando Collor de Mello. Foram mais duas tentativas frustradas de chegar ao Palácio do Planalto. Em 1994 e 1998 perdeu para Fernando Henrique Cardoso. Até, finalmente, a vitória no ano de 2002. O petista Luiz Inácio Lula da Silva bateu o recorde conquistado no primeiro turno, chegando à vitória em segundo turno, com 61,27% dos votos válidos em todo o país. Foi vitorioso em 25 estados e no Distrito Federal, tendo a maior votação da história brasileira, no Estado do Rio de Janeiro, com 78,97%.
A historia política do presidente Lula é muito interessante em relação à dos outros presidentes que nasceram sempre em berço de ouro e tiveram uma boa educação. Lula pode ser considerado um vitorioso, pois chegou ao poder por ser do povo.
Quem achava que "Lula" não se sairia bem como presidente por não possuir curso superior e ser o representante dos trabalhadores, ele deu a resposta certa e com trabalho e grandes realizações em seus dois mandatos. A biografia do presidente que além de tudo é também dono de uma personalidade carismática, não é só o roteiro de um drama. O presidente é também o espelho no qual muitos