Banco de dados i
Muriaé
2013
Sumário
1. Conceitos de dados..................................................................................3 1. Definição..................................................................................................3 2. Evolução das métricas de armazenagem de dados.................................3 3. Tipos de abordagens de BD.....................................................................4 1. Objetivos do BD’s................................................................................4 2. Vantagens............................................................................................4 3. Desvantagens......................................................................................4 4. Modelagem a partir do mini mundo.........................................................5 4.1. Descrição................................................................................................5 5. Relacionamento a partir do conceito de Peter Chen................................5
1. Conceito de dados
Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem.
A lista telefônica é um exemplo, nela percebemos que todos os dados referentes a uma pessoa estão nas mesmas linhas, a isso chamam registros.
O tipo ou categoria da informação (nome, telefone, etc.) sobre uma pessoa está separado em colunas, as quais chamam campos.
Um Sistema Gerenciador de banco de dados relacionais (SGBDR) é usado para armazenar as informações de uma forma que permita às pessoas examiná-las de diversas maneiras.
1. Definição:
• Coleção de dados inter-relacionados. • Conjunto de dados estruturados que são confiáveis coerentes e compartilhados por usuários que tem necessidade de