A guerra greco-persica
1. Por volta dos séculos VI e V a.C., Expação do Império Persa.
2. cidades jônias da Ásia menor rebelaram-se contra os persas. denomina a revolta, o rei persa Dario I decidiu castigar os atenienses.
3. Primeira invasão da Grécia,492 a.C., fracassou depois de uma tempestade destruiu parte da frota dos persas. Em 490 a.C., Em 490 a.C., porem, navios Persas desembarcaram tropas na Planice de Maratona , a 40 km de Atenas.
4. Conta a tradição que, logo após a batalha, um soldado correu até a polis e deu a noticia da vitória ,morrendo em seguida de exaustão. A prova olímpica da maratona seria uma homenagem a esse sacrifício.
5. Xerxes, teve de adiar o ataque, o que deu tempo par que as cidades da Grécia se unissem e para que Atenas criasse uma frota poderosa.
6. http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-300-a-ascensao-do-imperio-legendado-online.html
Os persas, inconsolados com a derrota, preparavam um novo plano militar que garantiria a dominação de seu império contra os gregos. Em 480 a.C., o Império Persa colocou seu plano em ação promovendo a conquista de várias regiões gregas. Contudo, vale destacar a resistência dos espartanos, que, com apenas 6 mil soldados, conseguiu retardar a incursão persa na Batalha das Termópilas. Nesse meio tempo, os atenienses se retiravam de sua polis com o uso de várias embarcações.
A manobra utilizada pelos atenienses fez com que os persas fossem atraídos para as imediações do Canal de Salamina. Nessa estreita região, os ágeis e pequenos barcos gregos puderam subjugar eficazmente as grandes e pesadas embarcações que formavam as esquadras de guerra da Pérsia. Dessa forma, o numeroso exército persa que permaneceu na região da Tessália não conseguiu suportar a investida grega sem o suporte bélico e alimentar de seus navios.
Após conseguir superar os persas na Península Balcânica, os gregos passaram a travar novas batalhas na Ásia Menor. Nesse meio tempo, a cidade-Estado de Atenas teve