Grecia antiga
Introdução
A partir do segundo milênio a.C., povos arianos, vindos do norte, invadiram a península Balcânica. Primeiro foram os aqueus, depois os jônios e os eólios e, finalmente, os dórios. Esses quatro povos formaram o povo grego.
A quarta e última grande invasão ariana, a dos dórios, superiores militarmente, causou enorme destruição. Muitos aqueus e jônios fugiram da península, refugiaram-se nas numerosas ilhas do mar Egeu ou fundaram colônias no litoral da Ásia Menor. Era a primeira Diáspora grega. O contato dos gregos com as culturas asiáticas, tecnológica e culturalmente mais desenvolvidas, contribuiu para fazer da Grécia asiática uma região muito dinâmica. A história grega antiga pode ser dividida didaticamente em períodos: homérico (antes do século VIII a.C.) Arcaico(séculos VII a VI A.C) Clássico(século V A.C) Helenístico(IV a III A.C)
Período Homérico
Conhecido pelas obras de Homero abrange as conseqüências da invasão dos dórios e, especialmente, a existência da comunidade gentílica(ou genos),formada por pessoas ligadas por laços familiares a um chefe comum, o “páter-família”.
Ele conduzia a oração aos deuses e era respeitado como elo de ligação entre as divindades e a população.Dotado de grande poder,aplicava a justiça, exercia o poder político e distribuía as tarefas econômicas. Nessa pequena comunidade, de economia natural e trabalho coletivo havia a igualdade social, pois a terra era propriedade comum e a produção era igualmente dividida
Homero Criou a Ilíada: foi a Guerra de tróia que teve como principal causa para esta guerra foi o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, por Páris Alexandre, príncipe de Tróia. Esse rapto foi causado na verdade por influência da deusa Afrodite. Em uma disputa entre as deusas Hera, Atenas e Afrodite, para saber qual era a mais bela, Páris foi o juiz e escolheu Afrodite. Por ser a deusa do amor, ela