Civilização Graga romana
ARTE GREGA
A arte grega procurava representar um modelo perfeito, realista de acordo com a concepção de beleza da época. Uma visão idealizada do ser humano.
SOCIEDADE MICÊNICA Micênica - fundada pelos aqueus, II milênio a.C. Aqueus aprenderam a metalurgia do bronze, A escrita e, Aperfeiçoaram a arte de navegar dos cretenses.
PERÍODO HOMÉRICO Gregos organizaram-se segundo sistema gentílico; Genos como unidade básica, espécie de clã ou grande família; Culto a antepassado comum, considerado herói ou descendente de deuses;
Terra comunal, agricultura atividade econômica; Líder era o mais velho, poder de pai para filho;
A falta de alimentos deu início a uma série de conflitos pelas terras férteis.
SEGUNDA DIÁSPORA GREGA
• Século VII a.C., economia volta a crescer,
• Moeda, metalurgia e a escrita colaboram para as mudanças;
• Cidades ressurgem, navegação contribui para conquista de novas terras;
• Gregos fixam-se no mar negro, Egito, Líbia, sul da Península Itálica e Ibérica;
ILÍADA E ODISSÉIA Poemas épicos fonte de informações da Grécia antiga; Estas obras são atribuídas a Homero, porém hoje, acredita-se que tenham sido elaboradas a partir da tradição oral transmitida pelos aedos espécies de poetas.
ILÍADA Lendário episódio do cerco e da queda de Ílio, nome primitivo de Tróia idealização de lutas entre gregos e troianos, Século XIX, encontraram ruínas desta cidade que pensavam ser uma fábula.
ODISSÉIA Descreve o retorno de Ulisses ao seu reino na ilha de Ítaca, após a guerra de Tróia, Homero proporciona uma grande riqueza de detalhes que possibilitam conhecer a intimidade dos gregos da época.
PERÍODO HELENÍSTICO Educação espartana: sentido militar, sistema educacional voltado para a guerra. Esparta chegou a ter o melhor exército entre as cidades do estado grego. Péricles principal governante de Atenas: construiu