Os Vegetais
Os vegetais
O reino Plantae (ou Metaphyta) está representado por uma enorme diversidade de espécies, como algas, musgos, samambaias, pinheiros, mangueiras. São classificadas de acordo com a presença ou a ausência de determinadas estruturas, como vasos condutores, sementes, flores e frutos. Abaixo, os principais grupos vegetais com as principais características. Talófita: é o grupo das algas verdes, pardas e vermelhas. Elas não possuem órgãos especializados, como raízes, caules e folhas. O corpo é representado por um talo filamentoso ou tubuloso, simples ou ramificado. Briófitas: são os musgos e as hepáticas de porte pequeno; vivem em locais úmidos. Apresentam rizóide, caulóide e filóide.
Não produzem flores, frutos e sementes. São plantas avasculares: não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema).
Pteridófita: este grupo é representado pelas espécies de avencas e samambaias; são os primeiros vegetais vasculares; possuem os vasos condutores de seiva
(xilema e floema). Apresentam raiz, caule e folhas. Não produzem flores, frutos e sementes Briófitas e Pteridófitas são classificadas como criptógamas, isto é, plantas que não possuem flores e produzem os órgãos reprodutores microscópicos.
Giminosperma: possuem raízes, caule, folhas e são as primeiras plantas que produzem flores
(pinhas) e sementes (pinhões), mas sem frutos.
São vasculares, de grande porte, como, por exemplo, pinheiros, araucárias, ciprestes e sequóias. Angiosperma: possuem raízes, caule, folhas, flores, sementes e é o único grupo que produz o fruto. São vasculares; apresentam grande porte e uma grande diversidade de espécies. Angiospermas e Gimnospermas são classificadas como fanerógamas, isto é, plantas que possuem flores, ou espermatófitas, plantas que produzem sementes.
Ciclos reprodutores:
No ciclo de vida das plantas e de algumas algas, ocorre alternância de gerações (ou metagênese). A característica principal da