a guerra do fogo
a. A genética é a parte da biologia que estuda a hereditariedade, os agentes e os mecanismos envolvidos na transmissão de características biológicas de geração para geração, então ela é fundamental nos dias de hoje, já que investiga os papeis dos genes nos organismos e nas populações. A genética irá ser um estudo fundamental para a humanidade no futuro, pois irá realizar descobertas favoráveis à saúde e à longevidade, como por exemplo, a análise do DNA que permite prevenir muitas doenças, que podem ser curadas por meio de terapia genética. Assim como um carro, cujas peças podem ser facilmente consertadas, o corpo humano pode ser "reparado" com órgãos concebidos em laboratório. Com todos esses avanços, o envelhecimento tende a se tornar cada vez mais administrável.
b. O cariótipo é considerado a união de cromossomos diplóides, ou seja, 2n de uma espécie. Ele pode ser considerado também o total de cromossomos de uma célula considerada somática. Essas células somáticas são constituídas de 23 pares de cromossomos, onde destes 23 pares, 22 são parecidos tanto no homem quanto na mulher. Esses são denominados autossomas. O único par que restou é considerado o cromossomo sexual, onde sua morfologia é diferente. Esses recebem o nome de X e Y, onde as mulheres apresentam dois cromossomos X e o homem um cromossomo X e um Y. O cariótipo da mulher é: 44A + XX. Já o cariótipo do homem é: 44A + XY. Imagem de um cariótipo:
c. Ana Paula apresenta o par de genes AA para a textura do cabelo. Ela apresenta cabelo cacheado, porém utiliza escova definitiva para deixa-lo liso. Identifique nesse exemplo:
a) Caráter: ela apresenta olhos castanhos e o seu tipo sanguíneo é A +.
b) Genótipo: ela apresenta cabelo castanho.
c) Fenótipo: ela não apresenta nenhuma mudança em relação a ação do ambiente, porém modificou a textura do seu cabelo que eram cacheado e passou a ser liso após uma escova definitiva.
d) Fenocópia: ela apresenta escova definitiva.
d.