psicologia e nutricao
Acta Med Port 2011; 24(S4): 741-746
INTERVENÇÃO CLÍNICA E PREVENTIVA
NOS COMPORTAMENTOS ALIMENTARES
Um Diálogo entre a Psicologia e as Ciências da Nutrição
Rui TINOCO, Isabel PAIVA
RESUMO
A modificação de comportamentos alimentares, ao nível terapêutico e preventivo, é um desafio clínico, que exige ferramentas de várias áreas da saúde, como a psicologia e a nutrição. Para além do trabalho articulado com essas áreas, nomeadamente através da referenciação às consultas de especialidade, surge a necessidade de uma intervenção clínica e comunitária de primeira linha, especialmente nos Cuidados de Saúde Primários.
Neste trabalho, tentamos sistematizar informação útil à intervenção, pelo que vamos começar por rever competências de atendimento relevantes, alguns modelos de entrevista motivacional, e faremos ainda uma breve reflexão sobre a natureza da pessoa que faz o pedido de consulta.
De seguida, proceder-se-á a uma análise de caso, em que se procura estruturar dois níveis complementares de interpretação: um mais atento a factores gerais e um outro, mais factual, atento aos antecedentes, às consequências e à descrição dos comportamentos problema. Abordaremos ainda questões relacionadas com o contexto em que o indivíduo se move. Passaremos então à análise de programas de intervenção em contexto de grupo, na perspectiva preventiva e terapêutica. Finalmente, trataremos de alguns conceitos relacionados com a adesão terapêutica.
SUMMARY
R.T.: ACeS Porto Ocidental e
Departamento de Saúde Pública do Norte. Porto. Portugal
I.P.: ACeS Porto Ocidental e
Departamento de Saúde Pública do Norte. Porto. Portugal
CLINICAL AND PREVENTIVE INTERVENTION IN EATING BEHAVIOUR
A Dialogue Between Psychology and Nutritional Sciences
The eating habits modification is a clinical challenge, both on therapeutic and preventive levels, which requires tools from various areas of health, such as psychology and nutrition.
In the structured work