reaçoes de compostos aromaticos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CAMPUS BAGÉ - RS
REAÇÕES DE COMPOSTOS AROMÁTICOS: A QUÍMICA DO
BENZENO
MARCOS FELIPE PINHEIRO
Disciplina: Química Orgânica II
Ministrante da disciplina: Profº Dr. Udo Eckard Sinks
Bagé
2012
MARCOS FELIPE PINHEIRO
REAÇÕES DE COMPOSTOS AROMÁTICOS: A QUÍMICA DO
BENZENO
Trabalho apresentado à disciplina de Química
Orgânica II do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina.
Professor: Dr. Udo Eckard Sinks
Bagé
2012
RESUMO
Muitos compostos isolados de fontes naturais são, em grande parte, aromáticos. A denominação aromático, primeiramente teve influência pelo odor que alguns compostos exalavam, porém, depois de vários estudos, os químicos adotaram outra maneira de classificação para os mesmos. Alguns exemplos onde estes compostos estão presentes são: em fármacos, como o analgésico morfina; em drogas sintéticas, em que o tranqüilizante diazepan é um representante e, também, na indústria plástica, onde o vinil-benzeno é bastante utilizado.
Com isso, fica evidente o interesse pelo estudo destes compostos. O benzeno é o principal representante desta classe de compostos orgânicos, tendo sido estudado por muitos químicos orgânicos até receber a classificação de aromático. Atualmente, usa-se o benzeno como exemplo de reações de compostos ditos aromáticos. Neste trabalho, o objetivo será apresentar as reações destes compostos através do estudo das cinco principais reações do benzeno, sendo estas: nitração, halogenação, sulfonação, acilação de Friedel-Crafts e alquilação de FriedelCrafts.
Palavras-chave: Compostos aromáticos. Benzeno. Aromaticidade.
LISTA DE FIGURAS
1 Forma representativa da estrutura do benzeno........................................................................5
2 Reação de