a guerra do fogo
A guerra do Fogo relata a briga entre dois grupos de hominídeos que tinham hábitos diferentes de vida por não estarem na mesma fase de evolução. E por se passar na pré-história o filme não apresenta diálogos, e a única linguagem que se vê são as ações dos personagens, gritos, grunhidos e a linguagem corporal.
O enredo mostra uma constante luta entre pequenos grupos tribais para manter a posse fogo, que é disputada como algo vital, pois além de oferecer a possibilidade da ingestão de alimentos assados, ajudava também, a combater o frio e a espantar, as alcatéias de lobos.
A tribo central, vive em dependencia de uma fonte natural de fogo, a mesma é atacada por outros hominídeos, perdendo durante a luta o fogo que os mantinham aquecidos e permia assar os alimentos. Ao longo do filme três membros dessa tribo saem aprocura de fogo, passando por variados problemas e assim ganhando mais consciência e adiquirindo novos conhecimentos a cada novo obstáculo superado.
Enquanto enquanto uns brigavam por fogo, outra tribo estavam em total desenvolvimento, e ja tinha uma comunicação mais completa, com sons mais articulados, tendo assim uma linguagem oral mais desenvolvida – primeiras manifestações de linguagem no homem, que é a expressão de suas paixões com, dor e o prazer. Além disso existe outros elementos culturais como habitação e ritos que denotam um maior grau de complexidade deste grupo para com os outros grupos.
Haviam diferentes tribos com diferentes hábitos de viver naquela região; estas tribos, que eram rivais na maioria das vezes,