A guerra do fogo
1. No filme está implícita uma teoria sobre a origem do ser humano e seu desenvolvimento cultural? Qual é essa teoria? Faça um comentário sobre a mesma.
2. As sequências de imagens abordando a sexualidade possuem significados culturais e para a forma de organização social? Comente.
3. Em termos de saúde – individual ou coletiva – no filme, há a construção dessa preocupação? Justifique.
4. Por que a “guerra do fogo”? Qual a importância do “fogo” na no processo de formação cultural da humanidade?
5. Os três personagens centrais iniciam uma “jornada em busca do fogo”, é um processo cultural. Qual ou quais resultados para o seu grupo e para os grupos de homo sapiens e, consequentemente, as sociedades que se sucederam?
6. Em termos de comparações, reflita sobre a cultura que permeia as relações entre os indivíduos dos dois principais grupos (Neandertais e homo sapiens) presentes no filme?
7. Pensando-se no comportamento dos Neandertais em termos de violência, a dificuldade de aceitação do “outro” (outros grupos e vice-versa), estar “sempre no limite” em função dos perigos naturais e das necessidades de sobrevivência, podemos dizer que a construção de uma “cultura de sobrevivência” em tempos remotos na evolução humana, podem ter contribuído para o estabelecimento de defesas genéticas, no organismo, tais como a formação da adrenalina e levar a estados de “stress”?
8. Por que buscamos a “saúde”?
9. Por que fugimos à lógica de “nossos primos”, ou seja, evoluímos?
Qual o castigo pela “nossa fuga”?
Respostas
1. Sim. A origem de que o ser humano veio de uma espécie pouco evoluída, comparando-se com os macacos. Devido a seu comportamento, por não terem uma linguagem especifica e principalmente por ter o corpo coberto por pelos assemelhando – se aos macacos.
2. Sim. Pois durante a época primitiva os homens não tinham definição do que era certo ou errado sendo assim eram ignorantes