A gramatica do sentido e o sentido da gramatica
A gramática do sentido e o sentido da gramática
INTRODUÇÃO
Neste módulo temos, como objetivo, refletir e analisar qual o sentido de se conhecer e saber gramática, qual o lugar que ela ocupa na constituição de nossa capacidade discursiva.
Precisamos, em primeiro lugar, deixar claro de qual gramática estamos falando. E, aqui, reportamo-nos ao pesquisador Franchi, em sua obra Criatividade e Gramática, quando afirma que precisamos saber o que as palavras significam e não apenas como é que elas se classificam. Assim, nosso ponto de partida é esse: a gramática do sentido. O que é produzir sentido? É, em primeira instância, produzir discursos, isto é, produzir efeitos sobre nossos interlocutores. Os sentidos, no entanto, não estão prontos, à mercê de quem os tome; ao contrário, os sentidos são construídos na interação.Por isso vai depender sempre das condições de produção, o que nos leva a situar nossa discussão no campo da Pragmática-que considera quem diz, para quem diz, onde diz, por que diz e como diz ou seja, a contextualidade. A concepção que aqui defendemos é a de saber gramática não é apenas saber normas e regras(elas são parte de nosso conhecimento lingüístico), mas não são suficientes para produzir sentido, para nos ajudar no uso discursivo das palavras. Grande parte desses efeitos discursivos encontram-se no uso consciente do que conhecemos como gramática , em especial, sobre Morfologia. Não poderemos abordar aqui todos os itens que encobrem essa questão. Se você tiver compreendido, ao final desse estudo, que precisamos das palavras e dos seus sentidos e não apenas de sua classificação, para sermos melhor compreendidos e melhor compreendermos nossos interlocutores, teremos cumprido parte de nossos objetivos.
Esperamos desenvolver os seguintes objetivos, que aqui se expressam nos tópicos e habilidades do CBC: 4.2 4.3 6.5 6.6 6.7 Tópico 28 Tópico 30
PARTE I- Revendo alguns conceitos